ESPECIAL: Entrevista com o Delegado da Polícia Federal de Pelotas

16 agosto 2011

Delegado Alexandre Pauli fala sobre as ações da PF
      O delegado-chefe da Delegacia de Policia Federal de Pelotas cedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Várzea e falou sobre a atuação acerca da coibição do tráfico de drogas. Ele disse que a PF (Policia Federal) tem feito ações pontuais para a coibição do tráfico através de combate nas localidades que tem o tráfico, e a verificação das informações dadas pela população.
     “A população informa que tem um ponto de drogas perto de sua residência, seu local de trabalho, e que há movimentação, então nós vamos lá e vemos como está funcionando. Entramos com as medidas judiciais, acompanhamos o local durante um tempo e encerramos a atividade com a busca e apreensão e a prisão do traficante”, conta o Delegado.
       A Policia Federal tem o dever de combater três principais tipos de crime: O tráfico de drogas, o contrabando e descaminho e os crimes contra o patrimônio da União. “E dedicamos a maior parte do tempo ao combate ao tráfico de drogas, pois elas acabam causando crimes contra o patrimônio da União e de toda a população”, afirma Alexandre. “Os viciados procuram sustentar o vício com pequenos furtos, até roubos, então coibindo o tráfico, coibimos a criminalidade também.” O Delegado ainda afirma que, além das informações de testemunhos policiais, quem mais contribui é a população, fazendo denúncias de locais suspeitos. Por isso ele enfatiza que a população pode e deve informar sem medo quando souber de alguma boca de fumo, local de tráfico, “pois se não fizerem nada, haverá conseqüências para eles mesmos, pois os seus filhos poderão ser vítimas deste tráfico”, conclui.
         Outra colocação importante do Delegado Pauli é o trabalho que a Policia Federal faz e que a população não enxerga: “Combatemos as rotas internacionais, e fazemos apreensões em vários Estados, que estão vinculadas ás operações de Pelotas. Aí é uma rede, toda a Policia Federal atuando”, conta.
     As drogas geralmente vêm de outros países, principalmente a cocaína, que é o principio ativo da maioria das drogas como o crack, o ópio, etc. O trabalho de proibir a entrada da droga no Brasil é muito importante, mas mais importante ainda é a educação, é saber que se não usar drogas, não vai ter quem venda. “Se permanecer o consumo, por mais que façamos operações, a tendência é só aumentar o preço. Diminui um pouco à oferta, mas tem que parar o consumo, a fonte está no consumo. Enquanto houver consumidor, vai ter traficante”, afirma Pauli. “Estamos ligados a prevenção e repressão das drogas, mas é muito importante que a comunidade cuide da educação dos filhos, sempre dialogando, não reprimindo, entendendo, e explicando o problema do uso de drogas, e também passando informações para a policia”, afirma o Delegado.
         A PF faz pouco patrulhamento ostensivo, “pois a nossa polícia é mais judiciária, por isso nós contamos com as informações de outros órgãos como a Policia Civil, a Brigada Militar, e principalmente com a população”.
       As informação e denúncia podem ser feitas pelo telefone da Delegacia de Policia Federal de Pelotas: (53) 3309-9000. A Delegacia atende 24hs e quem denuncia jamais irá testemunhar, pois a Policia preserva o anonimato.

Por Mariângela Paz

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2011 - Jornal da Várzea