O Lixo

29 agosto 2011


Lixo espalhados pelas calçadas
       O Sanep (Servidores do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas) é o Gestor do lixo; E e as empresas que operam o aterro e a coleta são terceirizada. Já o lixo espalhado pelas ruas é uma questão de  conscientizando a população, mas seu recolhimento é de responsabilidade também da Secretaria de Serviços Urbanos.
Na Várzea há lixões clandestinos que não param de crescer. A Secretaria de Qualidade Ambiental tem poder de Policia: A população deve denunciar quem coloca lixo nestes locais; E reclamar para a Prefeitura quando a coleta domiciliar estiver com algum problema. E os entulhos, até o final do ano, podem ser entregues no Aterro Sanitário da Marcilio dias.
Segundo o diretor-presidente do Sanep, Ubiratan  Anselmo, "Primeiro temos que conscientizar a população e educar para não colocar mais lixo nas ruas; E a população tem que exigir do poder publico a limpeza e a fiscalização", afirmou.
               
Projeto para Várzea
O Sanep fez uma parceria com a Embaixador, e vão fazer todas as redes de esgoto do navegantes: Acabar com valetas, fazer drenagem, aterrar as ruas, o Navegantes I, II e III ficará como o Centro, como o Porto..."Mas a comunidade tem que ter paciência", pede Ubiratan.
Pelotas investiu mais de 100 milhões em Saneamento. Em breve teremos 5 Estações de Tratamento: No centro, no Simões Lopes, na Rodoviária, no Sitio Floresta e no Laranjal. Elas irão tratar quase 90% da Rede de Esgoto da Cidade.

Seleta Coletiva
O Porto será atendido em breve, 'temos até 2013 para regularizar as Coletas Seletivas em toda a cidade, pois não podemos mais mandar Lixo Reciclável para Aterros, É uma Lei Federal. Temos que fazer um forte trabalho de Conscientização e educação da população para sanar os problemas do lixo", finalizou o diretor do Sanep.

Por: Mariângela Paz

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2011 - Jornal da Várzea