Parceria da SMS e UFPel trará benefícios odontológicos

29 agosto 2011


Posto da Balsa

         A partir do mês de setembro, Pelotas será beneficiada com um CEO (Centro de Especialidade Odontológica), Tipo 1, para atendimento de especialidades odontológicas como: Diagnósticos de lesões bucais, endodontia, periodontia, cirurgia oral menor e atendimento à portadores de necessidades especiais.
Chamado “CEO Jequitibá”, o Centro será viabilizado por meio de uma parceria da Secretaria de Saúde (SMS) com a UFPel, através da sua Fundação de Apoio Universitário (FAU), e credenciado pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O convênio está em fase de formatação na Procuradoria Geral do Município (PGM).
O CEO tipo I é aqueles com três cadeiras odontológicas, e são destinados mensalmente R$ 6,6mil para custeio e R$ 40 mil em parcela única para implantação do mesmo - correspondente à custa com reformas, ampliação do espaço físico e aquisição de equipamentos.
O Centro deverá funcionar nas dependências da Faculdade de Odontologia da UFPel, com três consultórios odontológicos completos, e, inicialmente, será priorizado o atendimento a pacientes referendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Balsa, Bom Jesus, Dunas, Leocádia, Pam-Fragata, Sítio Floresta e Vila Municipal, que serão campo de estágio para acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (FO-UFPel).
De acordo com a responsável pelo projeto, Márcia Bueno Pinto, diretora da FO-UFPel, o Centro prevê os atendimentos de forma programada e previamente estabelecida, com um número diário de pacientes para cada especialidade, conforme disponibilidade de vagas. Todo atendimento odontológico será realizado mediante agendamento do paciente junto à secretaria do CEO.
O nome “CEO Jequitibá” foi escolhido para homenagear o centenário da faculdade de Odontologia da UFPel, que será completado em 23 de setembro.

Por: Mariângela Paz 

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2011 - Jornal da Várzea