Projeto renova e dá vida a fachada do IAD

30 agosto 2011

“Nós na fachada” - Trabalho do Instituto de Artes e Design (IAD)
      O “stencil” surgiu na China junto com a invenção da escrita, no século 105 d.C. A técnica nunca deixou de ser usada, mas voltou com força total nos anos 60.
Muito usada por grafiteiros, se baseia no uso de um “molde vazado”. É fácil de ser aplicada e ajuda numa reprodução fiel.
     Numa onda de arte urbana, que tem as manifestações artísticas desenvolvidas em espaço público, foi criado o projeto “Nós na fachada”. A idéia é da professora Nádia Senna, responsável pela disciplina de Desenho de Figura Humana, nos cursos de Artes Visuais, da UFPel.
     Ao todo foram 74 alunos, de cinco turmas, transformando a fachada do Instituto de Artes e Design (IAD). “Esse é o trabalho final da disciplina. Sempre fazemos algo coletivo”, disse a professora que escolheu as paredes do prédio como “tela” para a obra.
    O trabalho de auto-retrato buscou recuperar a fachada, que estava muito deteriorada, além de demonstrar o cotidiano dos alunos que foram pintados em tamanho natural, entrando no prédio, com mochilas, com câmeras fotográficas e etc.
    O trabalho ainda não foi concluído. A intenção é contornar o prédio inteiro com os desenhos até a Rua Conde de Porto Alegre. Conforme Senna, o projeto foi muito elogiado. “Eu vejo que a comunidade vai para visitar, inclusive pessoa de outras unidades”, afirmou Senna. E completa: “Quando as pessoas gostam do trabalho isso se conserva. Então, não houve mais pichação.”
   A finalização do trabalho ocorrerá quando a Universidade retornar as aulas. Está sendo programada também, para a segunda quinzena de agosto, uma palestra explicando o “Nós na fachada” e mostrando todo o “making off ”do trabalho.

Por: Fernanda Franco

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2011 - Jornal da Várzea